Como o Pilates pode ajudar você.

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O Pilates é uma das melhores opções de exercício físico pois oferece vários benefícios à sua saúde.

O método que surgiu no início do século passado tem como principal objetivo unir o corpo e a mente. Foi a partir desse pensamento e de várias observações que seu idealizador, Joseph Pilates, criou a Contrologia. Mas não se engane, este processo não foi rápido e foi preciso vários anos de estudo assim como uma metodologia projetada a partir do público que estudava.

O método não consiste simplesmente em utilizar uma série de exercícios prontos e generalizados. Ele consiste em observar o seu aluno e perceber quais são suas necessidades e assim adaptar os exercícios para alcançar o resultado necessário sempre beneficiando ao máximo o seu cliente.

 

 

Dessa forma, todo instrutor tem por obrigação analisar os sinais que o corpo do aluno está dando e a partir daí planejar e desenvolver uma série de exercícios que proporcionem a integração de mente, corpo e espírito. Essa integração é muito importante no Pilates, pois só assim o indivíduo é capaz de ter o controle completo do próprio corpo.

Como Joseph afirmava, a Contrologia tem por resultado o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo, assim aplicando todos os princípios do método que tem bases em fundamentos anatômicos, fisiológicos e cinesiológicos, que são: Concentração, Controle, Precisão, Centramento, Respiração e Movimento fluido.

  1. Concentração – o objetivo desse princípio é a total concentração no movimento que está sendo realizado para garantir que este seja desenvolvido com a maior eficácia possível;
  2. Controle – o controle do movimento visa um padrão suave e harmônica sempre se concentrando no exercício proposto assim visando aprimorar a coordenação motora e evitando contrações musculares desnecessárias;
  3. Precisão – ele é fundamental para a qualidade do movimento e realinhamento postural, assim controlando o equilíbrio dos diferentes músculos que estão sendo trabalhados no movimento;
  4. Centro – mais conhecido como power house é o foco de todos os exercícios do método, pois o fortalecimento dessa musculatura proporciona a estabilização do tronco e um alinhamento com menor gasto energético aos movimentos;
  5. Respiração – o método enfatiza a respiração e é o fator primordial no início do movimento, e tem sempre que estar sincronizada com a realização dos movimentos;
  6. Fluidez – o objetivo desse princípio é dar leveza ao exercício, com movimentos controlados para que não haja impacto pesados no começo nem no final de nenhum exercício.

 

 

Quando estamos falando dos benefícios do Pilates para a mente, nos referimos à origem do método que contou com teorias orientais que pregam a integração entre corpo e mente saudável para obter um organismo melhor. O controle da respiração e a concentração na hora do exercício, que são práticas fundamentais do método, tem origem na yoga, e na medicina tradicional chinesa.

A bola de Pilates, também conhecida como “Bola Suiça”, apesar de não ter sido criada pelo inventor do Método original, Joseph Pilates, ela é uma excelente ferramenta para trabalhar o corpo de uma forma geral.

Durante alguns anos o treinamento físico com as bolas se popularizou como uma ferramenta extraordinária para alcançar excelente resultados, e utilizado para proporcionar diversos benefícios, tanto estéticos como terapêuticos. A atividade também pode ser chamada de reorganização da postural através de bolas de diferentes tamanhos.

A bola de Pilates, também chamadas de “bolas de estabilidade” tem sido utilizada desde o princípio do século XX, primeiro na Suiça, depois na Inglaterra e Estados Unidos para reabilitações físicas e tratamentos cineosológicos.

  • Ajuda a “despertar” zonas bloqueadas do corpo que podem impedir a mobilidade articular saudável e uma ativação muscular correta.
  • Aumenta a consciência do dever de se ter uma boa postura, pois a normalmente desenvolvemos a postura errada com maus hábitos.
  • Melhora a força e a resistência em todas aquelas pessoas que utilizam a bola, incluindo esportistas.
  • Estabilizam a musculatura.
  • Aumentam a mobilidade articular, especialmente indicado para hérnia de disco e condições ósseas.
  • Melhoram a flexibilidade
  • Aumenta o equilíbrio e melhora a coordenação (por isso esse método é muito utilizado em caso de pacientes com dano neurológico ou doenças com transtorno de movimento).
  • Ajudam o desenvolvimento motor de bebês, crianças e adolescentes.
  • Neutralizam o estresse já que são um elemento lúdico e relaxa tensões.
  • Ajudam a melhorar a capacidade respiratória e cardiovascular

E para você que se interessou pelo assunto ou que trabalha na área da saúde, visite-nos e conheça as nossas variadas e muito procuradas bolas para Pilates.

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Av. Padroeira do Brasil, 689 – Aparecida/SP.

Fonte: Blog Pilates